UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DEDC-CAMPUS
XII-GUANAMBI
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES-PARFOR
PÓLO: PALMAS DE MONTE ALTO-BAHIA
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS
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PLANO DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Anísio
Teixeira
COMPONENTE CURRICULAR: LPLB
SÉRIE: 3ª ano Ensino Médio TURMA:
Única TURNO: Noturno
PROFESSOR (A) ALUNO (A): Cleicia Neves da Silva
Nº DE AULAS: 08 aulas PERÍODO: 16/04 a 23/04
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EIXO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO:
ü
Organização
textual do gênero carta: pessoal.
|
OBJETIVOS:
ü
Realizar
a leitura, identificando e demonstrando compreensão da carta.
ü
Identificar
as características do gênero carta pessoal produzindo-os.
ü
Diferenciar
o período composto por coordenação do período composto por subordinação.
ü
Reconhecer
o tipo de relação que se estabelece entre as orações em um período composto
por coordenação e em um período composto por subordinação.
|
CONTEÚDOS:
ü Leitura, interpretação e
produção textual: Carta pessoal.
Sintaxe do período simples e composto;
ü
Estudo
do período composto.
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ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO:
ü Leitura da mensagem: Pregos no
muro
ü Reflexão da mesma
ü Distribuição da carta impressa
de Pity, para a turma.
ü Leitura diversificada:
silenciosa, oral, dirigida e coletiva da carta acima pelos alunos;
ü Questionamentos orais para
sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
·
Quem
escreveu a carta? E para quem escreveu?
·
Qual
foi a intenção de Pity ao escrever a carta para Micha?
·
É
um tipo de carta aberta ou pessoal? Por quê?
·
Outros
a partir do interesse da turma.
ü Exposição participativa do
conteúdo: Estudo do período composto, partindo da carta de Pity.
ü Aprofundamento do conteúdo no
livro do aluno cap: 09 pág: 264 a 273.
ü Sistematização individual do
conteúdo na lousa.
ü Correção coletiva da mesma.
ü Tendo em base as discussões em
sala de aula e no seu conhecimento já construído a respeito da carta pessoal,
os alunos irão produzir uma carta pessoal para um dos colegas da classe relatando o que aprendeu do conteúdo
estudado.
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RECURSOS:
ü
Material
didático do aluno: caderno, lápis, caneta, borracha, livro. Lousa, apagador,
pincel atômico, papel oficio, computador, impressora.
|
AVALIAÇÃO:
ü
Observando
o interesse do aluno, a participação, o desenvolvimento das atividades
produzidas orais ou escritas, individuais e coletivos.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABAURRE, Maria
Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M; PONTARA, Marcela. Português: contexto,
interlocução e sentido: 3ª Série. 1ª ed. São Paulo 2008:
editora, Moderna.
CEREJA, William
Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens: 1ªsérie. 5ªed. São
Paulo 2005: Atual editora.
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UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DEDC-CAMPUS
XII-GUANAMBI
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES-PARFOR
PÓLO: PALMAS DE MONTE ALTO-BAHIA
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS
|
PLANO DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Anísio
Teixeira
COMPONENTE CURRICULAR: LPLB
SÉRIE: 3ª ano Ensino Médio TURMA:
Única TURNO: Noturno
PROFESSOR (A) ALUNO (A): Cleicia Neves da Silva
Nº DE AULAS: 08 aulas PERÍODO: 24/04 a 12/05
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EIXO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO:
ü
Organização
textual do discurso dissertativo – argumentativo: a informatividade.
|
OBJETIVOS:
ü
Fazer
a leitura, interpretação, demonstrando compreensão das partes do texto.
ü
Conhecer
e produzir o texto dissertativo- argumentativo, observando a adequação do
grau de informatividade ao interlocutor e a qualidade do discurso.
ü
Reconhecer
os valores semânticos das orações coordenadas.
ü
Classificar
as orações coordenadas dentro do texto.
ü
Diferenciar
orações coordenadas assindéticas e sindéticas dentro do texto.
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CONTEÚDOS:
ü
Leitura,
interpretação e produção textual: texto dissertativo- argumentativo: a
informatividade.
ü Período composto por
coordenação;
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ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO:
ü Leitura da mensagem: Ser feliz
ü Reflexão da mesma
ü Distribuição de uma redação de
aluno que retrata a violência social.
ü Leitura diversificada:
silenciosa, oral, dirigida e coletiva do texto citado acima pelos alunos;
ü Questionamentos orais para
sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
·
Quem
é o autor dessa redação? Qual é o titulo?
·
Qual
é a ideia central dessa redação?
·
É
uma redação narrativa, descritiva ou dissertativa? Por quê?
·
O
aluno seguiu corretamente a estrutura de um texto dissertativo, utilizando de
forma adequada às conjunções que indica introdução, desenvolvimento e
conclusão? Por quê?
·
A
leitura do texto é atraente?
·
Pelo
grau de informação do texto podemos afirmar que o aluno teve domínio do
assunto desenvolvido? Por quê?
·
Com
as informações que o aluno utilizou o texto consegue convencer o leitor sobre
o ponto de vista que defende? Por quê?
·
Outros
a partir do interesse da turma.
ü Exposição participativa do
conteúdo: período composto por coordenação, partindo da redação “dissertativa”
do aluno.
ü Aprofundamento do conteúdo no
livro do aluno cap: 10 pág: 274 a 285.
ü Sistematização individual do
conteúdo na lousa.
ü Correção coletiva da mesma.
ü Tendo em base as discussões em
sala de aula e no seu conhecimento já construído a respeito do texto
dissertativo- argumentativo, os alunos irão refazer a redação do aluno que
retrata a violência dando ênfase a estrutura do texto dissertativo e o grau
da informação.
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RECURSOS:
ü
Material
didático do aluno: caderno, lápis, caneta, borracha, livro. Lousa, apagador,
pincel atômico, papel oficio, computador, impressora.
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AVALIAÇÃO:
ü
Observando
o interesse do aluno, a participação, o desenvolvimento das atividades
produzidas orais ou escritas, individuais e coletivos.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABAURRE, Maria
Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M; PONTARA, Marcela. Português: contexto,
interlocução e sentido: 3ª Série. 1ª ed. São Paulo 2008:
editora, Moderna.
CEREJA, William
Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens: 8ª série. 4ª ed.
São Paulo 2006: Atual editora.
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